Já experimentou o Ubuntu Linux?

Desde cedo que o Windows se destacou no mercado dos sistemas operativos. A interface simplificada e agradável ao utilizador e o facto de ser altamente compatível com a maioria do hardware e software disponíveis, têm justificado os altos valores de adesão aos operativos da Microsoft. Nem mesmo o facto do Windows ser um produto pago, tem impedido a preferência dos utilizadores.

Dados indicam que a grande maioria das pessoas utiliza o Windows como seu sistema operativo, no computador pessoal. Porém, existem mais operativos a ser explorados e que podem ser mais adequados a determinadas preferências ou ocasiões.

ubuntu

Como alternativa ao Windows, surge o Ubuntu, que muita gente desconhece ou simplesmente nunca tomou a iniciativa de o experimentar.
O Ubuntu é um sistema operativo construído sob o núcleo Linux e, tal como o Windows, é fácil de usar, pois possui uma interface user-friendly, que dispõe de janelas menus, ambiente de trabalho, reciclagem etc. Porém, o Ubuntu apresenta uma vantagem significativa relativamente ao Windows: é grátis!

Vantagens
A gratuitidade é um conceito fundamental em qualquer operativo Linux. Como tal, o Ubuntu oferece aos seus utilizadores, a possibilidade de obter todo o tipo de software, desde jogos, navegadores, acessórios, emuladores, aplicações de multimédia, sem pagar rigorosamente nada.
Mas nem só de software livre vive o Linux. O Ubuntu costuma ter melhor desempenho em qualquer pc, ao ponto de ser mais adequado a computadores mais obsoletos, e é muito pouco vulnerável à captação de vírus e malware, ao contrário do Windows.

Desvantagens
Como não podia deixar de ser, o Ubuntu apresenta desvantagens, algumas das quais muito significativas. A compatibilidade de algum hardware, mas sobretudo software (a maior parte dos jogos), não é assegurada. Apesar de existirem emuladores, a execução da maior parte dos jogos que tanto gosta no Windows não é garantida em pleno no Ubuntu.

ubuntu menu ubuntu janela

LiveCD e Wubi
Se quer experimentar o Ubuntu, sem remover o Windows, o Wubi ou modo LiveCD são duas soluções fáceis de recorrer.
Para utilizar o modo LiveCD basta correr o CD-ROM ou uma pen com a instalação do Ubuntu, durante o arranque do computador. Caso não ocorra nenhum erro, irá surgir um menu onde é possível optar por “experimentar o Ubuntu sem fazer nenhuma alteração no computador” e, desta forma, os ficheiros correrão a partir da memória RAM e não será necessária a instalação no disco rígido.
Já o Wubi trata-se da instalação do Ubuntu a partir do Windows, como se fosse um programa normal. Desta forma, pode seleccionar o espaço desejado para a instalação Linux, preencher o nome do usuário, a password e proceder à instalação. Durante o arranque do computador terá a possibilidade de escolher se quer correr o Windows ou o Linux e pode remover a instalação Wubi quando desejar, sem qualquer problema.

O Ubuntu pode ser descarregado gratuitamente no site oficial e a instalação está disponível em qualquer idioma primário.

Comentários