FileZilla – Transferências via FTP

O FileZilla é um programa gratuito que permite estabelecer uma conexão com um determinado servidor e, desta forma, possibilita o envio e receção de ficheiros.

FileZilla Icon

Este freeware pode ser descarregado gratuitamente na página de download do endereço oficial do projeto e está disponível para Windows, Linux e Mac OS X. Pode ainda optar pela versão FileZilla Portable, em que que o programa pode ser executado, sem ser necessária a sua instalação.
O FileZilla é um software de código aberto, pelo que a sua comercialização é restringida por completo e o seu código fonte é igualmente disponibilizado no site oficial.

Iniciando uma conexão
Após a instalação estar concluída, execute o programa e, na barra superior, clique em “Ficheiro” -> “Gestor de Sítios” e clique em “Novo Sítio”, para iniciar a configuração. No separador “Geral”, preencha em “Anfitrião” o endereço do seu website, em “Porta” opte por deixar em branco, em “Protocolo” e “Encriptação” mantenha as opções padrão, neste caso, “FTP” e “Usar FTP simples”, respetivamente. Em “Tipo e sessão” selecione “Normal” e, por fim, preencha o nome de utilizador e a respetiva palavra-chave que lhe darão acesso ao servidor em causa. Clique em “Ligar” e, desta forma, foi estabelecida uma conexão com sucesso. Clique na seguinte imagem, para ver um exemplo:

filezilla con, http://iplaypt.com

E você, já experimentou o FileZilla?

Comentários