Conficker – O que fazer ?

Como já foi falado num post anterior (que podem ver aqui) o worm conficker ( também conhecido por Downup, Downaup e Kido) é actualmente o ultimo grito das ameaças informáticas, chegando ao ponto de haver uma recompensa em mais de 250 mil dólares americanos para quem saiba de informações sobre os seus criadores.
Vou então esclarecer algumas das duvidas mais comuns.. .

Como infecta as suas vitimas ?

De variadíssimas maneiras, pode receber o ficheiro malicioso por email, ele estar presente em algum arquivo que descarregue ou ate através de uma pen drive ou CD que algum amigo infectado lhe empreste.

Alem disso o worm conhece 4 variantes, o que demonstra a facilidade com que o código se adapta sendo a mais recentemente detectada a Conficker D.

Como sei se já estou infectado ?

Se reportar algum dos seguintes sintomas é melhor pensar seriamente em formatar a sua maquina.

Sintomas

  • Políticas de passwords do Windows a sofrerem reset inesperado.
  • Certos processos do Windows como as actualizações automáticas, Background Intelligent Transfer Service (BITS), Windows Defender e o serviço de reportar erros desactivados.
  • Controladores de domínio a responderem lentamente.
  • Congestionamento das redes locais (Por exemplo Internet mais lenta).
  • Web sites relacionados com anti vírus e segurança web ficam inacessíveis.

Como se prevenir

Serve de precaução manter actualizados os programas de segurança como antivírus, anti spyware e firewall, além de fazer a verificação completa do sistema o mais rápido possível. Além disso, a Microsoft lançou em Outubro de 2008, uma actualização de segurança contra o vírus através do Windows Update. Outros sistemas operativos não serão afectados.

Podem descarregar a actualização de segurança   AQUI

Comentários